ENSINO MÉDIO – INFORMAÇÕES GERAIS

Objetivos

O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, onde os alunos se deparam com novos desafios e consolidam todo o conhecimento alcançado ao longo dessa fase da vida acadêmica. Nesse momento, a escola desempenha um papel fundamental para auxiliar e aconselhar seus alunos nos seus respectivos projetos de vida. É hora de refletir sobre o vestibular, a formação profissional, o mercado de trabalho e a realização pessoal.

Orientação vocacional

Além de contar com o apoio de professores preparados para auxiliar nesse processo, os alunos participam de diversas atividades de orientação vocacional que iniciam na 1º série, quando a Escola acompanha o perfil de cada aluno: desempenho, competências e habilidades, comportamentos de estudo, disciplinas em que encontra maior facilidade, assim como as principais dificuldades. Os estudantes também participam de atividades em grupo, que visam aprimorar autoconhecimento, a partir de um inventário de interesses.

E com o objetivo de conhecer o mundo do trabalho, o projeto segue na 2ª série, novamente em grupos, com atividades exploratórias de currículos de cursos disponibilizadas por diversas instituições de ensino superior. Na 3ª série, o trabalho é finalizado com atendimento individualizado do aluno por nossos profissionais especializados em orientação vocacional, contando sempre com informações associadas a todo desempenho do aluno. Palestras, visitas monitoradas e avaliação do mercado de trabalho são informações adicionais oferecidas ao longo deste período. Este suporte durante os três anos finais da Escola proporciona ao estudante um importante espaço para reflexão sobre seu futuro para que sua escolha seja a mais fundamentada e segura possível.